Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

The Valentine´s Day

Hoje é o Dia dos Namorados!! Mas não aqui, no Brasil! Será?
Quer saber porque esta diferença de datas e também o porque desta data? Me segue!


Como esta história de "Dia dos Namorados" começou e porque aqui, no Brasil, é comemorado no dia 12 de Junho e nos EUA e Europa hoje, 14 de fevereiro?
Qual a associação deste santo (São Valentim) com os enamorados? Por que estou falando São Valentim?
Por que, como o próprio nome já diz (Valentine's day), é uma homenagem à um bispo chamado Valentim que, na Idade Média, teria lutado contra as ordens do Imperador Cláudio II que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. OBS: "santo" que comete adultério, vale?!

O dia 14 de fevereiro (data de sua morte)  também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade (aff, me poupe deste machismo idiota!)
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos.

12 de Junho no Brasil, porque, se a tudo imitamos?

É comemorada neste dia por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista (óbvio, sempre é comércio!), e se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o The Valentine´s Day.
Estima-se que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Como me sito uma eterna paixão pelo meu eterno namorado, me inspiram estas imagens...

 
 
 
 
 
 
 
 

Não preciso de inspiração para amar ou beijar ou ainda mandar cartões apaixonados para quem amo, né Ebe?!
Use esta desculpa para para beijar a pessoa que ama!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com seu Facebook!