Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Coisas irritantes em um blog

Bom dia bonitonas
O post do começo da semana é quase que um puxão de orelha... para eu e para você!
23 coisas  (que lembrei!) que mais irritam nos blogs.
A demanda pede. E, você até pode ser um concorrente, mas também é leitor! E como leitor veja se você deseja corrigir algo...



1 - Flash - Estamos em 1990? Acho que não né... portanto, não há problema em termos que pular uma introdução, mas fazê-la só para chegarmos a alguma foto 'piscante' é super irritante (a rima foi proposital).


2 - Música - Por favor, por favor... tire isso ou coloque como opcional. Fico feito louca querendo saber de onde está vindo a música (que não quero ouvir) para, imediatamente, fechar a janela. 


3 - Mais anúncio que conteúdo - Se suas parcerias estiverem tomando o lugar de destaque do conteúdo do seu blog, você perderá a credibilidade de seus leitores. Os anúncios devem se misturar e não dominar as páginas. Seja auto crítico(a): você vê seu blog como uma fonte de informação ou ele parece mais um outdoor?


4 - Pop´s up - Posso lidar com janelas pop up 'juntando-as à minha mailing list de anúncios'. Isto não quer dizer que nunca mais voltarei ao seu blog. Mas com uma condição: deixe-me ao menos ler o que escreveu, para que possa decidir se quero seguir ou não.


5 - Escrita péssima - um pouco de erro gramatical ou de escrita é tolerável mas muitas abreviações e traduções feitas no Google Translator é bem podre. Matar o português é matar possíveis - e bons - leitores.


6 - Looooooooongos posts - se vai demorar uma eternidade para descrever o assunto, divida-o por séries.


7 - Links quebrados - checar, checar e checar! Ou, mesmo quando estiverem completos, os leitores estarão convencidos disso.


8 - Fazer as pessoas se registrarem para comentar - é provável que você perca muitos comentários se optar seguir por este caminho.


9 - Spam - Tome precauções com o seu blog para garantir que passe spam tão pouco quanto possível.


10 - Conteúdo repetitivo ou copiado - Ler um post sobre algo que já li centenas de vezes não é interessante. Atualizar o blog é lei.


11 - Escrever como um professor - Ninguém quer ler uma palestra.


12 - Falta de imagens - tente incluir ao menos uma foto em cada post.


13 - Caps lock - caixa alta é sinônimo de gritos. Por favor, fale baixo!


14 - EsCrEVeR DeSTe JeITO ou "Tudu boum cu voxeis?" - entendeu?


15 - Design de mal gosto ou que mudam frequentemente - há alguns blogs de gosto duvidoso, coloridos demais, carregado de gifs. Há muitos web designeres lá fora. E talentosos. Procure-os. E procure também um layout que te agrade e 'case' com ele. Porque sempre que vou ao seu blog e ele mudou, acho que errei e saio. Será que isso só acontece comigo? 


16 - Links externos - clicar em um link que eu pensei fazer parte de seu blog e, de repente, estou em um local totalmente diferente. Os leitores devem deixar seu blog apenas se eles escolherem. 


17 - O design de seu blog muda a cada página - utilize apenas um modelo em todo o projeto.


18 - Carregamento lento das páginas - mantenha imagens pequenas e textos cortados na sua página inicial.


19 - Um post (ao menos) na página inicial - quero ser capaz de ler ao menos uma postagem sem precisar clicar em nada para me levar até ela.


20 - Não ter caixa de pesquisa em seu blog - às vezes as pessoas querem algo específico. Se o seu blog não tem esta ferramenta, o que devemos fazer é percorrer páginas e páginas de posts. Provavelmente isso nem venha a acontecer, pois você já perdeu o leitor e uma possível volta deste.

21 - Baixo contraste entre fundo e texto - parece óbvio mas não é. Usar texto claro sobre fundo claro ou escuro + escuro fará com que os olhos de seus leitores se cansem rapidinho.  

22 - Falando em texto - fontes diferenciadas podem truncar para alguns leitores (principalmente em smartphones). Atenha-se as fontes mais comuns da web: Arial, Tahoma, Georgia e Verdana (a minha é esta).

23 - Seja humilde - Humildade é essência. E essência vem de dentro. Blogs bem visitados tendem a ser gerenciados por blogueiros egocêntricos, que se sentem donos da verdade, pisam em leitores ou os negligenciam. Esquecem que, são eles que fazem o blog ser bem sucedido. Sejamos humildes. Do início ao ...


fim.
Beijos




------------- Update -------------
Não sei de onde apareceu este quadradinho tosco aí no meio.
Deve ser para me lembrar que também tenho um blog...
e que ele não é perfeitinho .. rsrs
Me perdoem, eu não consigo excluir!

4 comentários:

  1. Bi...

    Gostei muito do post...
    Já vou correndo mudar algumas coisinhas no meu blog...kkkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Aninha... é isso ai, o que vc não gosta no meu? Me diga. Acho opinião alheia a nossa muito importante. Nestes casos.. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Faltou aqueles malditos chats que ficam com aqueles barulhos nojentos... a que ódio. Ah um fundo pretão desse com essas fontes vermelhas e brancas também não dá ne!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi anônimo 21:02 - eu sei, concordo todinha contigo. Tô mudando, mas leva um tempo. Mas chego lá... bjs

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!