Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cartilha do Primer!

Oi meninas!
Hoje vou falar sobre um assunto que particularmente adoroo e exploro demais, cada dia compro um diferente, de uma marca diferente para testar e saber qual realmente é o melhor... Estou falando do uso de PRIMERS na maquiagem... Muitas mulheres ainda não sabem a finalidade do uso de um primer e, nem imaginam, como esse item se torna indispensável na nécessaire, a partir do momento em que você começa a usá-lo. EU não vivo sem!!!
Basicamente, encontramos três tipos de primers: Primer FACIAL, Primer de OLHOS e Primer de BOCA, todos diferentes, mas com uma coisa em comum: preparam e tratam a superfície para receber um produto, de forma que esse produto tenha uma maior aderência. Em sua maioria, são feitos de substâncias (grande parte de ceras) que se unem a outros cosméticos como se fosse uma “cola” e é essa adesão que promove maior durabilidade na maquiagem e deixa um efeito mais natural... 
Há algum tempo atrás, o uso dos primers era restrito aos maquiadores profissionais, devido ao elevado custo e difícil acesso, pois só existiam de marcas internacionais. Com o aumento da procura, criou-se uma popularização desse produto por marcas nacionais, que baratearam o seu custo e deixaram acessíveis a todos os bolsos e a nécessaire de todas as mulheres...



PRIMER DE ROSTO

Aumentam a aderência da base e do corretivo sobre a superfície da pele, deixando-os intactos por muito mais tempo. Seguram a oleosidade da pele funcionando como uma barreira à transpiração. Diminuem a aparência dos poros abertos, preenchem linhas finas e marquinhas superficiais auxiliando dessa maneira a uniformizar a pele como um todo. 



Koloss: tem um preço amigo, mas tem uma qualidade inferior em questão de durabilidade... A make com ele dura umas 4 horas... Também cobre pouco às linhas de expressão e marquinhas... Tem uma coloração mais esbranquiçada e é um pouco espesso e difícil de espalhar. Nessa mesma faixa de preço dou preferência ao Magix da Avon, que tem a textura mais fina, é fácil de espalhar e por isso penetra melhor nas marquinhas e linhas de expressão. O Magix tem partículas que causam um efeito óptico capaz de disfarçar as imperfeições nos feixes de luz. A durabilidade também é de umas 4 horas.


Via

Mary Kay: Uso diariamente e mesmo atendendo paciente o dia todo, transpirando em baixo de refletores, tirando e colocando máscara, ele é o que mais controla a oleosidade proporcionando uma boa aderência da base e corretivo e deixando-os intactos por mais tempo, no mínimo umas 8 horas. Na minha situação, se eu não usasse um primer bom, umas 3 horas depois de maquiada trabalhando, minha pele já estaria brilhando e toda manchada na região do nariz e bochecha onde apoio a máscara... Nesse mesmo nível de qualidade, indico o da Contém 1g, que além de todos esses benefícios anteriores, ainda possui um efeito HD, que deixa a pele mais natural ainda...



Porefessional: na minha opinião, o melhor de todos! Esconde perfeitamente os poros abertos e marquinhas visíveis da pele, tem uma durabilidade mínima de 12 horas... Em dias menos quentes, segura bem a maquiagem por umas 16 horas. O inconveniente dele e o preço salgado pela quantidade de produto, mas, o resultado é compensador... Uso mais para maquiar noivas, madrinhas e formandas que tem que estar impecáveis por mais tempo. Nesse mesmo nível de qualidade, temos o da Make up Forever que alem de todos os benefícios anteriores ainda possui um efeito HD, que deixa a pele bem natural e as fotos maravilhosas... Geralmente uso esse em pessoas que vão fazer books e trabalhos fotográficos...



**Muitas mulheres usam cremes anti sinais ou fluidos anti oleosidade como se fossem um primer: não adianta!!! Pois tanto um como o outro vão mascarar as linhas finas e a oleosidade de imediato e por pouco tempo, por não terem a mesma capacidade de fazer aquela adesão tipo “cola” de um primer comum, então, a durabilidade do efeito da pele natural e sem brilho excessivo vai ser muuuuuuito menor, tipo 2horas... Deve-se usar SIM um hidratante com filtro solar, mas, por cima dele o primer sempre!!!

Como usar?


Depois da pele limpa e tonificada, aplique o primer com a ponta dos dedos suavemente, ou com pincel de base ou corretivo, somente na zona T do rosto ou, SOBRE as marquinhas de expressão que queira disfarçar. Espalhe em um único sentido apenas 1x, para não promover a oleosidade da pele, espere secar, para que ele possa penetrar bem e aderir à superfície da pele do rosto, para depois aplicar a base e o corretivo.


PRIMER DE OLHOS
Aumentam a fixação das sombras e potencializam suas cores (até daquelas de marcas bem barateeeenhas que num momento de bobeira a gente compra porque gosta da cor e depois não consegue passar, porque não pinta direito). O uso desse primer é o ÚNICO recurso que deixa a cor da sombra nos olhos fiel à cor da paleta...



À esquerda, sombra COM primer, à direita SEM...

Note que COM o uso de primer quanto mais você coloca sombra, mais evidente ela fica e, SEM o primer quanto mais você coloca, além da cor não aparecer, tem-se a impressão de que você esta “varrendo” a sombra, porque quanto mais sombra coloca, mais “cor de nada” fica...



O Boticário: possui uma textura mais fina, que penetra melhor nas dobrinhas da pálpebra sem marcar. É um creme macio de coloração meio esbranquiçada que depois de aplicado e espalhado fica transparente.  Uso mais em makes menos coloridas e em pessoas de pele madura... Tem uma durabilidade 6 horas sem desbotar ou acumular nas dobrinhas da pálpebra

Mary Kay: uso diariamente e indico para todas as maquiagens. A textura e um pouquinho mais grossa, por isso rende muito... É um creme branquinho que depois de aplicado e espalhado fica transparente. A durabilidade é de mais de 10 horas sem borrar, desbotar ou acumular na pálpebra.

Urban Decay: o melhor de todos sem dúvida!!! Duração de umas 16 horas (se corretamente aplicado) sem borrar, desbotar ou acumular na pálpebra... Sua textura e um pouquinho mais espessa que o da Mary Kay, então, ao invés de aplicar com a ponta dos dedos, geralmente uso um pincel de sombra ou corretivo... Por ter uma durabilidade maior, dou preferência em usar esse produto em noivas, madrinhas e formandas. 



A Urban Decay disponibiliza esses quatro tipos de PRIMER POTION, a diferença entre eles é a tonalidade. A textura e a durabilidade são as mesmas.
São eles: (de baixo para cima) ORIGINAL, SIN, EDEN, GREED.
Original- tem uma coloração nude invisível depois de aplicado e espalhado. Depois de seco não aparece na pele. Pode ser utilizado com qualquer cor e textura de sombra.
Sin- tem uma coloração champanhe cintilante. Depois de aplicado e espalhado, deixa uma cintilancia bem discreta. Da para utilizar como iluminador na pálpebra ou abaixo das sombrancelhas... Indico para qualquer cor de sombra, desde que possua efeito cintilante ou de brilho.
Éden- tem uma coloração nude matte. Depois de seco ainda aparece um pouquinho, mas bem discretamente. Tem um tom perceptível na pele que tende a tirar um pouco do brilho das sombras que refletem luz. Por isso e melhor usá-lo nas sombras que possuem uma finalização MATTE e somente na região que vai aplicar a sombra.
Greed – tem uma coloração ouro amarelado cintilante, depois de aplicado e espalhado deixa um efeito amarelado mais visível com umas partículas brilhantes como se fosse um micro glitter. Indico para usar com sombras em tons de dourado, ouro velho e cobre de preferência cintilantes e com brilho.



Da esquerda para a direita: EDEN, SIN, GREED. Não coloquei o ORIGINAL porque depois de seco ele fica transparente e imperceptível na pele.



Esses primers têm um efeito muito bom, durabilidade boa e um preço mais amigo... São mais fáceis de usar, a textura e meio dura, porem fácil de espalhar como se fosse pomada para cabelos, então, é difícil à pessoa errar na quantidade de produto a ser utilizado... Pode ser aplicado com a ponta dos dedos ou com um pincel de sombra ou corretivo.

Koloss: ele é transparente como se fosse uma cola, um pouco difícil de espalhar por ser muito grudento. Uso para todas as maquiagens com pigmentos (que são aquelas sombras de pó solto, conhecidas como ‘asa de borboleta’) e para aplicar glitter na maquiagem.
Nyx Pearl: primer que depois de aplicado, deixa um efeito perolado meio branquinho na pálpebra. É fácil de espalhar. Uso para maquiagens com sombras claras e efeito cintilante, para potencializar melhor a cor clara, a cintilância e o brilho da sombra.
Nyx White: é um primer que depois de aplicado, deixa um efeito bem branco e sem brilho na pálpebra. É fácil de espalhar. Uso para maquiagens com sombras claras e efeito matte para potencializar melhor a cor clara e deixar o efeito matte mais nítido.

**Muitas meninas usam o jumbo branco (Milk) da Nyx como base de sombra. O efeito final imediato é o mesmo que conseguimos com esses primers da NYX, mas a aderência e a durabilidade são menores. Umas 2 horas depois, a maquiagem já começa a desbotar e acumular nas dobrinhas da pálpebra. Para uma maquiagem simples e um compromisso rápido, serve bem, mas em dias muito quentes e maquiagens elaboradas é melhor evitar...



PRIMER DE BOCA

Hidratam os lábios e preenchem aquelas ruguinhas, aumentando a durabilidade do batom e dando a impressão de lábios mais cheios. Com o uso continuo tiram o aspecto de lábios ressecados e com pelinhas descamando...  Sabe aquele batom que quando voce vai passar fica todo manchado? Então, o primer promove uma adesão maior do batom à superfície do lábio impedindo que ocorra esse efeito manchado. Bem como, no caso de batons muito cremosos, impede que o mesmo derreta ou escorra nos cantinhos da boca, ou vá parar nos dentes...



Gosto muito desse primer de lábios da Mary Kay e só uso esse... Tem um preço acessível, durabilidade ótima e uma qualidade excepcional... 

Antes


Depois
Nessa modelo para fazer a make optei pelo primer facial da Mary Kay, pois a modelo apresentava pele jovem sem muitas marcas de expressão e poros abertos. Nos olhos usei o primer potion da Urban Decay, na tonalidade ORIGINAL, para dar mais fidelidade à cor da sombra que estava na paleta e, nos lábios como estavam um pouco ressecados, usei o primer labial da Mary Kay...

Ficou excelente!
Até semana q vem....


9 comentários:

  1. Lu, ficou excelente. Muitas opções para todos os gostos, necessidades e, o mais importante, bolso. Bjs Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei Lu ja vou ver um primer pra mim logo hahaha eh a maquiagem da Mari fico perfeita eu amei como sempre vc arraso neh parabens lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARA TUDOOO ESSA SOU EU *--* ,Lu eu ameeei a alem da maquiagem ter fikado lindaa teve uma durabilidade excelente mesmoo , e nao teve nenhuma marca ou manchinha ameeei

      Excluir
  3. Adorei as dicas...essa maquiagem e perfeita ficou linda....como todas as outras.....
    bjuss Lu ..admiro muito seu trabalho....

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas!!! Fico feliz q gostem do resultado do meu trabalho...

    ResponderExcluir
  5. Lu... Parabens vc é demais....

    ResponderExcluir
  6. onde que eu posso comprar em arapongas a base da make up forever?

    ResponderExcluir
  7. onde posso comprar make up forever em arapongas?

    ResponderExcluir
  8. Eozeli - aqui em Arapongas você não encontra, por enquanto. Nem em Londrina eu vi, mas na sacks.com.br você acha. Bjs

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!