Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Truques de maquiagem para todos os formatos de olhos

Oi meninas!


A ALMA da maquiagem se define principalmente no REALCE dos OLHOS e, como nem todas as mulheres têm olhos de FORMATOS iguais e SIMÉTRICOS entre si, as técnicas básicas de maquiagem que serviriam adequadamente para algumas, podem trazer resultados DESASTROSOS para outras... Pensando nisso, resolvi dar algumas sugestões que variam em pequenos (mas preciosos) detalhes da técnica convencional de maquiagem, de acordo com os diferentes tipos de olhos e a posição que os mesmos ocupam na face. Dessa maneira, conseguiremos resultados melhores, que trarão mais harmonia a face como um todo, valorizando e realçando ainda mais a beleza feminina... 

Vamos lá então!

Técnica Convencional (a mais básica de todas)
Escolha duas cores de sombras, uma mais clara e outra mais escura (podendo ser tom sobre tom). Passe a sombra de cor clara em toda pálpebra.  Contorne os olhos com o tom mais escuro tanto nos cílios superiores quanto nos inferiores. Defina o côncavo (que e aquele ossinho logo acima da pálpebra). Una a marca do côncavo com o contorno dos cílios superiores formando um >, feche o > formando um triângulo (deitado) e esfume para dar mais suavidade e amplitude aos olhos, deixando-os amendoados e maiores, como neste desenho:


Olhos Separados

Nesse caso a maquiagem pode criar uma ilusão de proximidade entre os olhos trazendo mais harmonia a face. O segredo está em reforçar o canto interno dos olhos com sombra mais escura porque assim eles parecerão mais próximos. O esfumado do côncavo deve ser mais escuro na região próxima ao canto interno do olho. A sombra mais escura do canto externo não pode ultrapassar os limites da pálpebra e deve ser esfumada de modo que deixe os olhos mais amendoados ao invés de puxados, pois os puxados (tipo gatinho) dão a ilusão de olhos mais afastados e irão acentuar a distância entre os mesmos.


Olhos Próximos

Aqui, devemos harmonizar a face chamando a atenção da maquiagem para o canto externo dos olhos, dando uma falsa ilusão de olhos mais afastados. Para aumentar essa distância, deve-se usar primeiramente, um bom iluminador no canto interno do olho e dar preferência a sombras de tonalidades mais claras, que devem ser aplicadas pelo menos até a metade dos olhos. Para chamar a atenção para o canto externo, aplique sombra escura da metade para o final do côncavo, ultrapassando os limites da pálpebra e de preferência fazendo um esfumado mais puxado que da a ilusão de olhos mais afastados. O delineado tipo “gatinho” também ajuda nesses casos. 



Olhos Proeminentes

Este formato de olho pode ser harmonizado para que pareça menos “saltado”, com efeitos de sombra e de luz, criando a ilusão de olho achatado e mais profundo. Escureça todo contorno dos olhos esfumando pouco para deixar mais marcado, pois o efeito mais marcado da uma sensação maior de profundidade. O côncavo e a linha dos cílios superiores e inferiores devem ser reforçados com sombra mais escura. No delineado engrosse as extremidades, isso dará uma achatada no olhar, diminuindo o efeito de olhos saltados. Dar preferência à lápis escuros na linha d’água inferior que ajudam a diminuir os olhos e aumentam a profundidade dos mesmos...



Olhos Profundos
Como os olhos ficam mais fundos e escondidos, a principal dica é iluminar o olhar sem marcar demais o côncavo, pois essa região já é bastante evidente nesse tipo de olho. Use sombras de cor clara ou iluminadoras em toda pálpebra, e para definir o olhar, esfume o côncavo e o canto externo dos olhos de forma suave e sem deixar marcações, com um tom de sombra mais escuro. Se os olhos forem mais para pequenos, evite o esfumado muito puxado e o delineado gatinho, pois nesse caso, essa técnica vai dar a sensação de olhos mais fechados e menores.  


Rihanna tem olhos profundos e separados. Em relação a mascarar a distância existente entre eles, ela acertou muuuuito. Observe como o esfumado está suavemente mais escuro no canto interno do olho. Porém pecou no iluminador abaixo da sobrancelha, exaltando o côncavo que já era evidente.

Evite maquiagens em tons muito escuros ou preta, que aumentam mais a profundidade do olhar. Evite também tons cintilantes abaixo da sobrancelha, pois, como nesse caso essa região já é proeminente, isso dará um aspecto de inchaço, tipo “cara de baby dinossauro”. Lembram-se dele?

Olhos Pequenos

Dar preferência à sombras iluminadoras ou de tons claros em toda pálpebra escurecendo levemente o canto externo e o côncavo que deve ser marcado e depois esfumado extendendo a pálpebra para dar uma sensação maior de amplitude. Use sempre lápis branco ou bege, na linha d’água inferior, várias camadas de rímel, principalmente nas extremidades e complemente o look com cílios postiços. O delineador deve ser passado bem fino para não esconder a cor da sombra na pálpebra que já é estreita, em cima e em baixo da linha d’água. Em baixo somente até a metade dos olhos e depois esfumar para aumentar a sensação de amplitude nos olhos...



Modelo de olhos pequenos. Fiz uma maquiagem com técnicas específicas para aumentar e evidenciar os olhos.

Olhos Cobertos
Esse olho se define pelo excesso de pele caidinha, que cobre toda a pálpebra e esconde o côncavo. A maquiagem só aparece se você está de olhos fechados e borra com muito mais facilidade. Nesse caso, deve-se dar a ilusão de que se tem mais pálpebra à mostra, criando um côncavo falso... Pode se usar qualquer cor de maquiagem, desde que se desenhe e esfume o côncavo ligeiramente acima do que realmente seria para dar a ilusão de pálpebras mais abertas (como fazemos na maquiagem oriental). Deve-se fazer um delineado superior com as extremidades mais grossas e puxadinhas e o inferior com a mesma sombra que foi aplicada na pálpebra superior, somente ate a metade do olho, para aumentar a sensação de amplitude dos olhos...


Olhos Caídos

Nesse caso, tudo deve ser feito para levantar o olhar e chamar a atenção para a parte superior dos olhos, evitando que a parte inferior que e caidinha esteja em evidencia... ilumine o cantinho interno dos olhos com sombra clara ou iluminadora. Aplique sombra escura no canto externo do olho, ultrapassando a pálpebra e o côncavo, deixando um efeito gatinho, e um delineado mais grosso e puxado para cima nas extremidades... Evite passar maquiagem na parte inferior dos olhos principalmente lápis preto, pois isso evidenciara ainda mais o efeito caído dos olhos... Se tiver preferência por lápis preto, passe somente ate a metade do olho e esfume, sem marcar muito para não evidenciar a forma do olho.


Nessa modelo, fiz uma maquiagem com técnicas especificas para levantar o olhar, chamando a atenção para a parte superior dos olhos e harmonizando a face como um todo.

Pálpebras Envelhecidas 

Levante as sobrancelhas passando logo abaixo sombras claras sem cintilância, isso vai dar uma sensação maior de amplitude abrindo mais espaço para trabalhar o efeito que a gravidade provocou. Fuja de maquiagens muito escuras e marcadas, pois elas marcarão mais visivelmente os vincos da pele. De preferência a olhos com sombras mais claras, menos coloridas e impactantes e sem muito brilho ou cintilância, pois sombras de cores vibrantes e cintilantes marcam mais as rugas. Os olhos devem ser sempre esfumados como um todo, sem fugir muito dos limites da pálpebra, em tons de marrom, cinza chumbo, vinho... Evite o preto

Olhos com Bolsas na parte de baixo 
Nesse caso, não me refiro á bolsas criadas pela idade e sim olhos que mesmo jovens, tem a parte inferior proeminente e mais inchadinha. Para driblar essa pequena elevação na parte inferior dos olhos, esfume a base dos cílios inferiores e superiores com sombras escuras, isso diminuirá o aspecto proeminente...

Branco do Olho a mostra
Basta contornar os olhos e a linha d’água superior e inferior com lápis ou delineador preto a fim de aproximar mais uma pálpebra da outra, dando a ilusão que a distância entre a parte inferior e a parte do branco dos olhos é menor.


Espero ter ajudado a todas encontrarem sua beleza com mais facilidade... Qualquer duvida estou a disposição... Beijo e até semana que vem! 


10 comentários:

  1. Essa luciana arrasa! Muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esses antes e depois

    ResponderExcluir
  3. Carina é ótimo! Dá pra ver bem a diferença. bj

    ResponderExcluir
  4. Lu vc arrasa em cada matéria.. Tá cada vez melhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Leia, Mari e Taisa: toda terça é este arraso aqui, né!? rsrsr Ela detona!

    ResponderExcluir
  6. Ola eu tenho um olho coberto e no outro uma palpebra descaida o que da um efeito de um olho maior que o outro. Existe uma maquiagem para tentar igualar os dois olhos? Nunca utilizo maquiagem pois sou complexada com esse defeito e tenho medo de mostra lo mais ainda estando maquiada. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  7. Oi anonimo. Estamis preparando um post com fotos pra isso bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fez esse post? Quero ver! florencewozniak@hotmail.com

      Excluir
  8. Adorei queria saber onde mim encaixo pois não sei como é a forma dos meus olhos

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!