Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Acordei um panda. E agora?


Oi meninas!!!
Hoje trago um assunto que com certeza vai interessar a muitas de nós, que sofremos com as terríveis olheiras. Recebi muitos pedidos semana passada de como disfarçar as olheiras com maquiagem, de meninas “admiradas” e ao mesmo tempo “aliviadas” com as fotos do “antes e depois” do post... ALIVIADAS de saber que TUDO com uma boa maquiagem têm solução nessa vida!!!  Esse é um assunto que manjo muito, afinal de contas essa sina me acompanha desde criança, então, com muito carinho e atendendo a pedidos, é o que tem pra hoje!



Primeiramente, antes de pensarmos como disfarçar as olheiras, precisamos entender um pouco sobre elas: como surgem, o que causa, se existe tratamento, o que fazer para melhorar... Tem dias que me sinto a top model das olheiras, e somente quem convive com isso sabe o quanto é desagradável sair nas ruas num dia comum e sem maquiagem e, se ver obrigada a responder perguntas e escutar comentários pertinentes como:- Você está bem? Parece tão cansada... - Você está se cuidando, né? Parece tão abatida... - Noooossaaaa como você está com olheira hoje! E por aí vai... E para evitar que esse tipo de situação aconteça, a gente vive buscando recursos e artifícios para camuflar, esconder e acabar com as olheiras. Será que isso é possível com tratamentos e sem maquiagem?

Tipos de olheira
Para ficar mais fácil, existem basicamente dois tipos de olheiras:
Tipo 1: as originadas por cansaço, poucas horas de sono, uso prolongado de óculos, de forçar muito a vista, proveniente de alguma enxaqueca ou qualquer dor comum, stress físico e emocional, resfriados e sinusites, entre outras inúmeras causas que as fazem surgir num determinado momento e resolvendo sua causa, desaparecem espontaneamente com o tempo.
Tipo 2: são as determinadas geneticamente, consideradas crônicas, que não desaparecem nunca e, tendem a piorar nas situações descritas acima. No geral a causa das olheiras crônicas está no aumento da melanina ao redor dos olhos, que é a principal responsável pela pigmentação da pele, e, em algumas pessoas, há também uma dilatação dos vasos sanguíneos ao redor dos olhos, que faz com que ocorra um excesso de irrigação de sangue nessa área, deixando um aspecto mais escuro.
Quando a olheira é considerada genética, tende a se acentuar com a idade, pois a congestão dos vasos sanguíneos do local aumenta e fica mais evidente. a pessoa deve evitar contribuir com os fatores que intensificam mais esse congestionamento, como por exemplo: o excesso de álcool, cigarro e sal.

Tratamento

Ainda não há tratamentos específicos para acabar com as olheiras, todas as fórmulas disponíveis no mercado atualmente, apenas amenizam o problema. Nenhum método conhecido até hoje (como cremes descongestionantes, antirradicais livres, com vitamina C, injeções de vitamina K, ácido retinóico e glicólico, uso de lasers...) garante a erradicação total do problema. Qualquer tratamento é longo e contínuo e,  as olheiras melhoram, somem por um tempo  e com o passar dos meses tornam a aparecer, o que torna o uso da maquiagem indispensável para quem tem esse tipo de problema e quer disfarçar.

Dicas caseiras
Lançamos mão de alguns cuidados e algumas dicas caseiras que ajudam amenizar o problema, tais como: dormir bem, no mínimo 8 horas por dia; tratar com o máximo de cuidado possível a região dos olhos, sem esfregar em excesso, mantendo sempre hidratada essa região; fazer massagens circulares ao redor dos olhos de leve para estimular a circulação dessa área; tentar se livrar do stress fazendo atividade física para descarregar e o uso de compressas. 

Na minha opinião, a compressa que mais dá resultado, é a de chá de camomila: prepare o chá mais concentrado (com menos água), espere esfriar e coloque alguns minutinhos no freezer. Assim que estiver bem geladinho, deite com a cabeça elevada e aplique diretamente sobre os olhos e deixe agir por aproximadamente 10 minutos. Retire e descanse por 5 minutos. Repita essa operação três vezes. A posição da cabeça e o frio ajudam a estimular os vasos sanguíneos a voltarem ao tamanho normal reduzindo o inchaço e melhorando a coloração.

MAQUIAGEM
Sim, é possível (ainda bem!) numa maquiagem esconder quase que totalmente as olheiras sem deixar a pele com aspecto de massa corrida. Para obtermos esse resultado da maneira mais fácil e rápida, devemos lançar mão de um corretivo potente e uma boa base, como...

Corretivo Pro Longwear da M.A.C 

Com diversas tonalidades para todos os tipos de pele, é um corretivo cremoso de excelente cobertura e alta durabilidade, que deixa a pele uniforme sem marcar as linhas de expressão e ruguinhas.

Corretivo Studio Sculpt, da mesma marca

Corretivo pastoso de excelente cobertura e alta durabilidade, que deixa a pele uniforme, mas, se a pessoa tiver marcas de expressão ou ruguinhas em volta dos olhos deve evitá-lo, pois ele marca conforme vão se passando as horas.

 Corretivo Yellow da Mary kay

Corretivo cremoso de excelente cobertura e alta durabilidade funciona como um neutralizador de imperfeições. O inconveniente é que ele não se adapta a qualquer tonalidade de pele.

Iluminadores em caneta

Esses produtos, tanto o da Mary Kay quanto o do O Boticário, na verdade são iluminadores sem brilho, então naqueles casos de pessoas com muuuuita olheira e olhos profundos, uso ao redor dos olhos com a finalidade de clarear a área e depois passo o corretivo por cima... Assim consigo uma pele natural com as olheiras quase que totalmente escondidas. NA MAQUIAGEM DO “antes e depois” DA SEMANA PASSADA UTILIZEI ESSA TÉCNICA...
E na dessa semana, usei o CORRETIVO YELLOW DA MARY KAY. Veja como escondeu!
E mais um, por conta da Bia!

E, se alguma de vocês quiserem aprender mais truques de maquiagem, estamos montando cursos de automaquiagem para diferentes níveis. De iniciantes à profissionais. Nos procure aqui na fanpage do blog!

Até semana que vem, meninas!

13 comentários:

  1. Siméier Vieira Danelli4 de setembro de 2012 08:10

    Delícia ler seu post....adorei e vou adotar as dicas para meu dia a dia! Parabéns Lú!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. luciana mariano tambem é cultura!!! acho ela linda de qualquer jeito, mas sem olheiras melhor, né!!!

    ResponderExcluir
  3. oi meninas!!! como disse para voces, minha olheira e genetica, porem ficou muito mais acentuada com o estress,falta de dormir e excesso de trabalho na semana que tirei aquelas fotos do segundo antes e depois que a BIA colocou. facam uma comparacao para ver a diferenca que da se alem da maquiagem seguirmos tambem as dicas caseiras... beijos e ate semana que vem!!!

    ResponderExcluir
  4. agora entendi: minha olheira é genetica... tb é minha sina desde pequena... vou correr comprar esse iluminador...

    ResponderExcluir
  5. Eu e minhas amigas ja fizemos curso com a Lu e adoramos. Recomendo para todas as mulheres.

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, curti o post.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2012/09/testei-supershock-max-by-avonbr.html

    ResponderExcluir
  7. EU TENHO SALÃO, E DE TODAS AS MAQUIADORAS QUE PASSARAM POR AQUI PARA ARRUMAR AS NOIVAS,EU NUNCA VI UMA IGUAL A LU. ELA DEIXA TUDO IMPECÁVEL! AS NOVINHAS SAEM RADIANTES...

    ResponderExcluir
  8. Siméier, também acho uma delícia... me divirto antes, na diagramação do post... que faz o maior sucesso, pois ela manja, esta Luluzinha!!! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Adriele, claro! Se pudermos lançar mão de produtos legais para dar uma ajeitada naquilo que esta disforme, porque não, né? Bjs

    ResponderExcluir
  10. BIA, xará corre comprar que faz mesmo diferença. Mina filha também tem olheiras desde cça e já comprou o dela. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Wanda, o curso é, ao mesmo tempo instrutivo e divertido, né.. eu amei! Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Anita, querida! Os posts da Lu tem sido uma surpresa boa a cada semana! Que legal que curtiu! Bjss

    ResponderExcluir
  13. Ju, fala sério, é uma diferença gritante uma boa maquiadora né... ainda mais num dia tão especial, que não há como repetir... tem que caprichar! Bjss

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!