Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cores e cromoterapia


Final de ano chegando, muitos casamentos acontecem nestes meses. Para que você não fique na dúvida, e possa se decidir, sem medo de gastar suas moedinhas em um vestido que não combina com você, trago diquinhas de como as cores interferem e podem ditar sua personalidade. 
Eu, particularmente não levo em consideração o que a cor vai fazer ou não por mim. Escolho dependendo do meu humor, daquele tom que eu quero vestir, e voilà! Fico feliz. Não é uma cor ou a ausência dela que vai me animar ou desanimar. Creio num Deus maior que tudo isso, ele existe e é verdadeiro. Mas o post vale a pena por causa dos vestidos e muita gente também acredita na interferência das cores no seu estado de espírito...


Vermelho
É uma cor quente, mais forte e intensa, que simboliza movimento. Ela impulsiona, dilata, estimula e expande. Essa cor tem o poder da atração e sedução sobre as pessoas, porque desperta a sexualidade e o erotismo. O vermelho em geral revela pessoas extrovertidas e que expressam seus sentimentos sem muito comedimento. Trabalha questões emocionais como a depressão, trazendo mais vitalidade e vigor.

Laranja
Dentre as cores quentes, é a mais usada na Cromoterapia. Representa coragem, decisão e simboliza as pessoas aventureiras, com capacidade de elevar a autoestima. Trabalha a ousadia, para as tomadas de decisões, e a força extra, para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Amarelo
É a cor que distribui e propaga. Representa vivacidade, além de estimular e trabalhar a mente, a criatividade, a inteligência e a concentração. Símbolo de dinamismo e habilidade de expressão. 

Verde
Está entre as cores quentes e frias, simboliza prosperidade e equilíbrio. O verde também  combate o estresse e é indicado para quem sofre de insônia, pois acalma a raiva e tensões do dia. É uma cor neutra e revela uma pessoa com grande senso analítico e equilibrada. 

Azul
É a primeira das cores frias. Simboliza calma, serenidade e tranquilidade. A cor representa pessoas prestativas, intuitivas, sensíveis, centradas e harmoniosas. Suaviza as tensões diárias, ajudando a manter o controle das situações. O azul também gerencia a expressão verbal.

Índigo ou Anil (sabe aquele azul quase roxo? É este!)
É a cor da intuição, da compreensão, da noção da amplitude das situações. 

Violeta
É a última cor fria, cor que transmuta, que nos conecta com a nossa própria alma. É o nutriente vibracional do sistema nervoso central, aumenta a concentração e a elevação espiritual. É sinal de paz e nobreza.

Rosa
É uma nuance do vermelho, uma cor feminina, que sugere a afetividade. Em geral, é usada por pessoas mais emotivas e carinhosas. O rosa tem o poder de energizar e harmonizar os órgãos reprodutores femininos, estimulando os ovários e as mamas. Além disso, é representado pela glândula timo.


Marrom  
É a cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Indica compromisso.  Transmite calma e ponderação.
O marrom é ligado à terra, associando-se às coisas sólidas, seguras e permanentes. Sugere confiança, segurança  e planejamento a longo prazo.
O marrom na aura indica personalidade mutável ou uma situaçào comercial em mutação.
As tonalidades escuras podem causar certo desconforto e mal-estar no indivíduo, podendo até induzir a uma atitude negativa diante da vida.
Desenvolve algumas qualidades, como a perseverança. Evita a dispersão.
Não é indicado para pessoas tímidas ou emocionalmente dependentes.

Preto e Branco

Preto
O preto é o extremo da luz. O mundo visível transforma-se em invisível. Do escuro surge a claridade que vai rompendo e faz surgir o dia. A luz encontra na escuridão a condição necessária para se manifestar, trazer vida e calor, e por ela é absorvida. É no contraste dessas duas energias que percebemos o mundo físico e as cores, pois no mundo escuro tornam-se invisíveis e no muito claro seriam ofuscantes.
O preto e o branco são energias opostas.
O preto é a não percepção, a vibração que está além da frequência dos olhos humanos. Essa energia não afeta nenhum dos cones ou bastonetes que são responsáveis pela transmissão das ondas coloridas para o cérebro, justamente por não refletir a luz, mas sim absorvê-la, ao contrário do branco que reflete e estimula todas. É a negação da luz, é a ausência de cor.
Pode significar prudência, sabedoria e tristeza. Isola a inveja e outras energias.
Cor indicada para pessoas que se sentem deprimidas.
Vista preto para obter elegância e afastar invejosos ou para dar um toque de mistério e mostrar independência. 
O uso da roupa preta pode também pode representar o desejo de esconder-se atrás dela.

Branco
Representa a luz, vibração que contém todas as cores. É a pureza suprema da perfeição, a irradiação do cosmo que flui para o âmago da consciência. Indica purificação, o novo, o intacto, o agradável e fresco, a bondade.
É usada para a limpeza da mente e da aura.
Não aproxima o sucesso, podendo gerar indiferença.
Simbolicamente, o branco é a ligação entre o passado e o futuro, tudo ou nada, é também considerado a cor da carência afetiva. Vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo e puro.

Cinza
É a mistura do preto com o branco. Não é uma cor considerada confortável. É o resultado da destruição completa. "Transformou-se tudo em cinzas". É a cor da autonegação. Talvez a mais negativa de todas as cores. Representa a timidez, a indecisão e a incerteza.
O cinza é a cor que induz à fuga da responsabilidade e não permite o envolvimento com as outras pessoas.
Associa-se a tédio, tristeza, desânimo, decadência, aborrecimento, velhice, carência vital.



Combinando as cores
Além de cores únicas, vale misturar no look dois ou três tons vibrantes e contrastantes. O importante é colocar a roupa e se sentir à vontade, sem ter medo de ousar.
Duas cores que valem ser misturadas, de acordo com a Cromoterapia, são laranja e rosa escuro. Enquanto a primeira trabalha a audácia e a coragem de inovar, mudar e tomar iniciativas, o rosa escuro remete ao afeto, amor e harmonia. É a combinação ideal para novas conquistas afetivas ou para dar mais contorno e estabilidade ao seu relacionamento. E ainda garante mais força e confiança para agir nas questões amorosas.


Uma outra dica é misturar verde e azul. A primeira cor sugere equilíbrio e é antiestresse. O azul, por sua vez, traz tranquilidade, serenidade e paz. A combinação é perfeita para se harmonizar, entrar em contato com seu Eu interior e se tornar uma pessoa mais "zen" e menos reagente aos intensos estímulos externos que estão sempre presentes nas nossas vidas. Também ajuda a trabalhar estados de ansiedade e angústia.

Duas cores que utilizadas em conjunto não se unem positivamente são o amarelo e o azul. Tudo isso porque o amarelo é usado para estimular a mente e deixar as pessoas mais alertas e antenadas, ativando o poder criativo. Por outro lado, o azul remete à tranquilidade e calma, sendo excelente para ajudar a relaxar e ter uma noite de sono saudável. Enquanto o amarelo estimula, o azul acalma, abrindo espaço para um possível desequilíbrio.

Quando pensamos em cores vibrantes, o importante é saber combinar para que o resultado esteja de acordo com sua necessidade do momento. Agora que você já conferiu as dicas da Cromoterapia, aproveite os tons, sabendo escolher o look certo para você.


As cores do Nome

Cada letra do alfabeto vibra uma cor. Se em seu nome de registro de nascimento, faltar determinada letra, dizemos que ocorre também a ausência da cor correspondente e, muito provavelmente,  essa cor não é muito apreciada. 
Para equilibrar a energia da cor faltante, procure usá-la em  seu dia-a-dia quer pela utilização de objetos, como a toalha de banho, o sabonete, lençóis, roupas, cristais ou na alimentação e formas alternativas já mencionadas.
Verifique abaixo as letras correspondentes a cada cor. Geralmente, considera-se como ausência a falta das três cores. 

Vermelho= A, J, S
Laranja = B, K, T
Amarelo = C, L, U
Verde = D, M, V
Azul= E, N, W
Anil = F, O, X
Lilás = G, P, Y
Rosa = H, Q, Z
Branco = I, R

Parte do texto foram baseados nos estudos e textos da terapeuta holística, Solange Lima. Outros são daqui
E vocês? Escolhem a cor que mais poderia animá-las? Se fosse assim, o pretinho básico seria banido!!! kkkk



2 comentários:

  1. Agora ja sei pq laranja é a minha cor predileta! Amei o post BJOKAS

    ResponderExcluir
  2. Saved as a favorite, I love your web site!

    my web page: 鑽石能量水

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!