Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pincéis de maquiagem: escolhendo o necessário


Oi meninas!!!
Hoje venho falar para vocês sobre um assunto que gera muitas dúvidas para a maioria das maquiadoras e meninas que são apaixonadas por maquiagem: como usar determinados PINCÉIS (qual tipo? qual marca?) para conseguir o resultado de uma make up perfeita!!! A cada dia, lançam no mercado pincéis novos de variados formatos, funções e marcas, que prometem efeitos MILAGROSOS, e facilidades para realizar uma maquiagem mais bonita, mas será que e assim mesmo?

Gentiii, infelizmente, o segredo não está somente no pincel e sim, também na habilidade da pessoa que vai fazer a maquiagem. Antes de montar um arsenal de pincéis de diferentes marcas, formatos e funções, compre primeiramente os básicos (de marcas mais baratas) para saber quais você se adapta melhor e tem mais habilidade para usar, pois, você só conseguira bons resultados trabalhando com pincéis que você realmente se adapte. Ás vezes, o que é melhor pra mim, pode não ser tão bom para você.


Dedos x Pincéis
 Sinto uma dor muito profunda no meu coração quando escuto alguém falar que se maquia com os dedos... Para mim, é a mesma coisa de escovar os dentes e não passar fio dental: uma situação muito triste! Se habitue a deixar seus dedinhos destinados somente para segurar o pincel ao invés de usá-los para passar maquiagem. Os dedos podem ajudar a dar um toque ou um retoque aqui e ali, mas não servem para fazer a make toda. Mesmo que não pareça, tenha certeza de que é muito mais difícil fazer um bom acabamento na maquiagem com os dedos, do que com o pincel.

Qual escolher?

- Cerdas sintéticas x naturais
Eu prefiro cerdas sintéticas a naturais, com exceção dos pincéis de esfumar que devem ser beeeem macios.  Os sintéticos são mais firmes, deixam traços mais precisos, são mais fáceis de lavar e podem ser utilizados com qualquer tipo de produto: oleoso, úmido, molhado, em pó... Os pinceis de cerdas naturais são mais frágeis, mais macios, menos densos, tem uma durabilidade menor e, deve evitar seu uso em produtos oleosos, em creme ou usa-lo molhado.

- Melhores marcas
Geralmente pinceis de linha profissional (Mac, Sigma...) são bem caros. Então, para você que ama maquiagem mas não trabalha com isso, opte por comprar pincéis de boa qualidade sem necessariamente serem profissionais, como os da Prada, Proart, Revlon, Mary Kay, o Boticário.. para um pincel ser considerado bom, basta que ele seja macio, denso, firme, regular e não solte pelos durante a aplicação e lavagem... Geralmente os pincéis de origem chinesas, que são replicas falsificadas dos originais, possuem odor forte, saem tinta e derrubam muitos pelos durante a aplicação de produtos mais densos e viscosos na pele e, durante a lavagem.

Monte seu kit básico

Olhos
- Pincel para sombra



Tanto o de cerdas quanto o de espuminha garantem um bom resultado de uma pálpebra bem preenchida e contornada. Use o que você se adaptar melhor. Se for de cerdas, prefira o de cerdas mais cheias, que conseguem carregar uma quantidade maior de produto ate a pálpebra sem cair tanto no rosto... Se for o de espuminha, prefira as espuminhas emborrachadas que são mais higiênicas e podem ser usadas molhadas e com sombras de efeito wet.











- Pincel para esfumar 
A característica principal desse tipo de pincel é que ele seja muuuuuito macio, independente do formato (que deve ser o que você se adapta melhor). Ele vai servir para dar aquele acabamento esfumado na make e ajudar na passagem de uma cor para outra no caso das maquiagens multicoloridas, para não deixar aquele efeito listrado e muito marcado na pálpebra. Quanto melhor esfumada uma maquiagem, mais chique e valiosa ela vai ser.



- Pincel Chanfrado

Esse é um pincel de função multiuso, de cerdas achatadas e corte na diagonal. Quanto mais duro e firme ele for, melhor vai ser o resultado obtido por ele numa maquiagem. Serve para aplicar delineador em gel, acertar a sobrancelha, fazer o côncavo marcado, e depositar sombra rente aos cílios inferiores e superiores em maquiagens mais esfumadas.












Luxo desnecessário

- Pincel de sombra chanfrado




É útil, mas nem todo mundo se adapta com ele, deixando um efeito de sombra manchado e muito próximo da sobrancelha. Pode ser mais bem aproveitado em pessoas de olhos mais profundos e que desejem dar um efeito de côncavo esfumado sem precisar usar o pincel para esfumar.















- Pincel pentinho

Ajuda a controlar e ajeitar os fios das sombrancelhas e desempelotar os cílios grudados de tanto rímel. É útil, porém desnecessário porque você pode aproveitar a escovinha da máscara de cílios que você mais gosta quando acabar, para fazer a mesma função.












- Pincel delineador

Deixa um efeito mais bonito para quem gosta de maquiagem estilo ”gatinho”. Se você não tem intenção desse efeito puxado, a função desse pincel pode ser facilmente substituída pelo pincel chanfrado.

















Rosto
- Pincel para base

Distribui a base mais uniformemente no rosto, deixando um efeito de pele mais natural. O ideal é colocar um pouco de base no dorso da mão e encostar de leve apenas a extremidade das cerdas do pincel e distribuir rapidamente da parte central do rosto em direção as laterais, antes que a mesma seque sem que você tenha terminado de espalhar.








- Pincel para corretivo 

A quentura das mãos aumenta a vascularização da região que se quer corrigir deixando-a mais evidente ao invés de escondê-la, por esse motivo recomenda-se o uso desse pincel.














- Pincel para pó

Quanto maior e mais volumoso o pincel para pó melhor, para cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto, deixando um efeito natural e menos pesado.












- Pincel para blush

Escolha um pincel macio, de média espessura para passar blush, que deixa um efeito mais natural.













Luxo desnecessário
- Pincel de blush chanfrado:

Trata-se de um pincel de blush com corte na diagonal. É mais utilizado para quem tem preferência por fazer contornos no rosto e também para passar iluminadores.














- Pincel duo fiber




É útil para dar acabamento na pele logo depois de aplicar a base. É desnecessário por conseguirmos esse mesmo efeito umedecendo uma espoja de pó, que é baratinha, ao contrário do duo fiber.



















- Pincel vassourinha
Serve para a finalização da maquiagem, limpando os fragmentos que por ventura venham a cair no restante do rosto durante a aplicação de sombra, glitter ou pigmento. Desnecessário pelo fato de, se optarmos por fazer os olhos primeiro e a pele depois, removeremos qualquer resíduo com demaquilante e algodão.







- Pincel de lábios

É desnecessário se você usar um primer de lábios e o batom que você for usar for somente seu e usado somente em você. Caso você resolva emprestar o batom peca para a pessoa que use um pincel para evitar qualquer contaminação, pois a boca é uma fonte inesgotável de bactérias. Para carregar na bolsa prefira os que tenham capinha protetora ou tampa.














Lavar pincéis
Muita gente não sabe, mas os pincéis de maquiagem são fontes de resíduos poluentes e impurezas, ácaros, bactérias e fungos e, para evitar acnes, espinhas e alergias, o ideal  é que você lave seus pincéis periodicamente, principalmente se você os usa profissionalmente. Lave-os com uma mistura de shampoo neutro e detergente, condicione as cerdas para que fiquem bem macios e suaves ao toque com condicionador neutro e retire o excesso de água com papel toalha. Deixe secar em um local bem arejado até secarem por completo. Nunca guarde os pincéis, sem que as cerdas estejam completamente secas.

Make da semana

Essa maquiagem foi realizada com esses pincéis

Este pincel usei para aplicar sombra e ao mesmo tempo definir o côncavo.


Usado para aplicar uma fina camada de glitter levemente dourado, para dar um brilho a mais na make que era neutra.


Serviu para dar o efeito esfumado ao côncavo e misturar todas as cores da maquiagem.


Este pincel usei para distribuir uniformemente a base


Este para dar um acabamento mais natural à base


Usado para distribuir o pó em pequena quantidade deixando um efeito mais suave e natural


7 Para passar blush


Usado para ajeitar as sobrancelhas e deixar os cílios superiores e inferiores mais separadinhos.

Este foi usado para passar batom, já que meus batons são usados também nas clientes.






Então é isso meninas, tentem se adaptar e fazer o melhor por você mesma!!! Até semana que vem...


E não deixem de participar dos sorteios de ANIVERSÁRIO DO BLOG! 
O primeiro sorteio já está rolando aqui.


4 comentários:

  1. muito legal. tenho um jogo de pincéis que nao sei usar e para que servia cada pincel agora aprendi. fico animada com esses posts!

    ResponderExcluir
  2. Eliana - com poucos e bons podemos fazer mais que com muitos e desnecessários bjs!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei o post. Aqui na empresa todas gostamos. Queria pedir um post sobre swatchs de pigmentos... Vc teria alguns para demonstrar?

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mas tem maquiadoras ótimas que fazem praticamente 90% da maquiagem com os dedos, e fica ótimo.

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!