Sabe aquela sombra clarinha que sempre sobra nos estojinhos de maquiagem enquanto as outras coloridas acabam? Então, hoje vamos dar algumas funções a elas, para mostrar que na nossa vida conseguimos muito LUXO com pouco DESPERDÍCIO...
A primeira coisa a fazer, é identificar se a sua sombra clarinha é matte ou com brilho, pois de acordo com esse fator, variam as indicações de uso:
- Matte: possui a textura mais seca, mais difícil de espalhar, menos aderente e mais durável. Não reflete nenhum tipo de luz e nenhum brilho.
- Com Brilho: a sombra com brilho pode ser acetinada, cintilante ou metálica, possuir glitter ou micropartículas refletoras de luz na sua composição. Possuem textura mais macia, fácil de aplicar e esfumar, são mais aderentes, mas, se não forem utilizadas juntamente com um primer, com o passar das horas são rapidamente absorvidas pela pele, marcando as dobrinhas da pálpebra e dando um “ar desbotado” para a make.
Essa é uma paleta de sombras neutras que possui muitas cores claras matte e cintilantes, que podem ser usadas tranquilamente como sombras iluminadoras. Tem textura macia e durabilidade ótima. A maioria dessas cores são RÉPLICAS de cores das sombras originais da MAC. Você encontra esse produto no Paaguay, ou pode encomendar de pessoas que trazem produtos de lá, pois o custo beneficio é muito bom: o que você paga em média, em uma única sombra da MAC original, você consegue comprar essa paleta de réplicas, com 120 cores.
Matte
(1) - Pode ser usada como base de sombra, no caso de optar por não usar primer. Dessa maneira, a sombra matte, deixa aparecer a cor real da sombra que vai ser aplicada por cima, porém, a durabilidade é menor do que se tivesse usado um primer e, a sombra que vai ser aplicada em cima, deve ser cintilante, caso contrário na hora de esfumar, você só vai ter a sensação de estar varrendo a sombra ao invés de misturar uma cor na outra.
(2) - Pode ser usada como iluminadora, logo abaixo das sobrancelhas, para dar acabamento a maquiagem e definir melhor o contorno das mesmas, sem deixar aquele brilho excessivo nas fotos.
(3) - Se for de um tom bem próximo ao da sua pele, serve para matificar a pálpebra, diminuindo aquela oleosidade natural da pele. Mesmo porque fora a base, se você não for utilizar nenhum tipo de sombra, o pó e a única coisa que tira essa oleosidade, mas ao mesmo tempo é totalmente contra indicado na região do olhos, pois marca muuuito as rugas e marcas de expressão dessa área.
Com brilho
(1) - Pode ser usada como iluminadora no canto interno dos olhos, funcionando como o famoso “ponto de luz”.
(2) - ode ser usada como iluminadora logo abaixo das sobrancelhas, para dar acabamento a maquiagem e definir melhor o contorno das mesmas. Porém, eu não gosto de sombras com brilho nessa região, pois, quando ficamos expostas às luzes ou mesmo aos flashs das máquinas, como essa área anatomicamente é mais proeminente, com brilho ela aparece demais, parecendo ainda mais saliente e tirando a atenção de olhos bem pintados.
(3) - Pode ser utilizada no efeito degradê de uma maquiagem
(4) - Pode ser utilizada como iluminadora em algumas regiões do rosto, como no centro do nariz, no alto das maçãs e na lateral do rosto.
Essas sombras possuem praticamente a mesma tonalidade, mas uma é matte e a outra é cintilante. Qual é melhor? Depende para que você irá usar as duas são óteeemas. (Sombra matte Saara, Duda Molinos e sombra cintilante Iced Latte, Infalible Loreal).
Variações de sombras iluminadoras
Com a função de iluminar, temos também os famosos PIGMENTOS, que possuem uma concentração muito maior de brilho e luminosidade depois de aplicados, deixando qualquer região mais clara. Os mais usados são os da Mac, que além do excesso de brilho, tem a característica de serem duocromáticos, ou seja, de acordo com o ângulo em que está a luz natural ele reflete outra cor...
- Pode observar que inicialmente são todos muito parecidos: (cores: 1-universal mix, 2-vanilla, 3-pink opal, 4-frozen White).
Mas depois de aplicados e com a incidência de luz, tudo muda! (1- incide um brilho dourado com um pouco de glitter na composição, 2-incide um brilho dourado levemente avermelhado dependendo do ângulo de luz, 3-incide um brilho rosado, 4- incide um brilho para um tom de lilás meio azulado).
**Para baratear os custos, achei alguns pigmentos nacionais gêmeos em relação a esses da MAC, ou seja, com uma tonalidade muito próxima:
O Gold, da Marcelo Beauty que é gêmeo do Universal Mix e o NEON da Feliccitta que é gêmeo do Frozen White.
Quer uma super dica de como aproveitar uma sombra bege em sua totalidade? Copie o make...
Lindo né...
Quer uma super dica de como aproveitar uma sombra bege em sua totalidade? Copie o make...
Lindo né...
Amoooo sombra bege. Favorita. É a primeira cor q acaba
ResponderExcluir