Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sombra bege. Pra que serve?

Oi meninas…
Sabe aquela sombra clarinha que sempre sobra nos estojinhos de maquiagem enquanto as outras coloridas acabam? Então, hoje vamos dar algumas funções a elas, para mostrar que na nossa vida conseguimos muito LUXO com pouco DESPERDÍCIO...

A primeira coisa a fazer, é identificar se a sua sombra clarinha é matte ou com brilho, pois de acordo com esse fator, variam as indicações de uso:
- Matte: possui a textura mais seca, mais difícil de espalhar, menos aderente e mais durável. Não reflete nenhum tipo de luz e nenhum brilho.
- Com Brilho: a sombra com brilho pode ser acetinada, cintilante ou metálica, possuir glitter ou micropartículas refletoras de luz na sua composição. Possuem textura mais macia, fácil de aplicar e esfumar, são mais aderentes, mas, se não forem utilizadas juntamente com um primer, com o passar das horas são rapidamente absorvidas pela pele, marcando as dobrinhas da pálpebra e dando um “ar desbotado” para a make.



Essa é uma paleta de sombras neutras que possui muitas cores claras matte e cintilantes, que podem ser usadas tranquilamente como sombras iluminadoras. Tem textura macia e durabilidade ótima. A maioria dessas cores são RÉPLICAS de cores das sombras originais da MAC. Você encontra esse produto no Paaguay, ou pode encomendar de pessoas que trazem produtos de lá, pois o custo beneficio é muito bom: o que você paga em média, em uma única sombra da MAC original, você consegue comprar essa paleta de réplicas, com 120 cores.

Matte
(1) - Pode ser usada como base de sombra, no caso de optar por não usar primer. Dessa maneira, a sombra matte, deixa aparecer a cor real da sombra que vai ser aplicada por cima, porém, a durabilidade é menor do que se tivesse usado um primer e, a sombra que vai ser aplicada em cima, deve ser cintilante, caso contrário na hora de esfumar, você só vai ter a sensação de estar varrendo a sombra ao invés de misturar uma cor na outra.
(2) - Pode ser usada como iluminadora, logo abaixo das sobrancelhas, para dar acabamento a maquiagem e definir melhor o contorno das mesmas, sem deixar aquele brilho excessivo nas fotos.
 (3) - Se for de um tom bem próximo ao da sua pele, serve para matificar a pálpebra, diminuindo aquela oleosidade natural da pele. Mesmo porque fora a base, se você não for utilizar nenhum tipo de sombra, o pó e a única coisa que tira essa oleosidade, mas ao mesmo tempo é totalmente contra indicado na região do olhos, pois marca muuuito as rugas e marcas de expressão dessa área.

Com brilho
(1) - Pode ser usada como iluminadora no canto interno dos olhos, funcionando como o famoso “ponto de luz”.
(2) - ode ser usada como iluminadora logo abaixo das sobrancelhas, para dar acabamento a maquiagem e definir melhor o contorno das mesmas. Porém, eu não gosto de sombras com brilho nessa região, pois, quando ficamos expostas às luzes ou mesmo aos flashs das máquinas, como essa área anatomicamente é mais proeminente, com brilho ela aparece demais, parecendo ainda mais saliente e tirando a atenção de olhos bem pintados.
(3) - Pode ser utilizada no efeito degradê de uma maquiagem
(4) - Pode ser utilizada como iluminadora em algumas regiões do rosto, como no centro do nariz, no alto das maçãs e na lateral do rosto.   


Essas sombras possuem praticamente a mesma tonalidade, mas uma é matte e a outra é cintilante. Qual é melhor? Depende para que você irá usar as duas são óteeemas. (Sombra matte Saara, Duda Molinos e sombra cintilante Iced Latte, Infalible Loreal).


Variações de sombras iluminadoras 
Com a função de iluminar, temos também os famosos PIGMENTOS, que possuem uma concentração muito maior de brilho e luminosidade depois de aplicados, deixando qualquer região mais clara. Os mais usados são os da Mac, que além do excesso de brilho, tem a característica de serem duocromáticos, ou seja, de acordo com o ângulo em que está a luz natural ele reflete outra cor...


- Pode observar que inicialmente são todos muito parecidos: (cores: 1-universal mix, 2-vanilla, 3-pink opal, 4-frozen White).

Mas depois de aplicados e com a incidência de luz, tudo muda! (1- incide um brilho dourado com um pouco de glitter na composição, 2-incide um brilho dourado levemente avermelhado dependendo do ângulo de luz, 3-incide um brilho rosado, 4- incide um brilho para um tom de lilás meio azulado).

**Para baratear os custos, achei alguns pigmentos nacionais gêmeos em relação a esses da MAC, ou seja, com uma tonalidade muito próxima:


O Gold, da Marcelo Beauty que é gêmeo do Universal Mix e o NEON da Feliccitta que é gêmeo do Frozen White.

Quer uma super dica de como aproveitar uma sombra bege em sua totalidade? Copie o make...
 Lindo né...


Um comentário:

Comente com seu Facebook!