Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Help para leitora: maquiagem corretiva


Um dos posts mais vistos do blog é este aqui, sobre pálpebras caídas... e foi sobre este mesmo problema que recebi um e-mail, de uma leitora brasileira, que reside atualmente na cidade de lausanne, Suíça, pedindo um socorrinho de como maquiar os próprios olhinhos. 
"Bom dia eu tenho uma questão sobre maquiagem. Adoro maquiagem acho muito lindo em qualquer mulher mas eu tenho um olho coberto e o outro tem a pálpebra descaída, ou seja o meu olho fica menor que o outro. Queria muito poder me maquiar sem mostrar mais ainda o meu defeito. Será que existe um truque para disfarçar o meu problema? Me ajude."
Pedi para que me mandasse as fotos e, sobre estas é que a Luciana trabalhou uma maquiagem que disfarça o problema dela. Quando muitas reclamam das pálpebras caídas, pensamos ser de fácil resolução, afinal é só dar um "jeitinho". Mas no caso da Vera, além de jovem (23 anos) e bonita, um olho é diferente do outro, o que dificulta mesmo a maquiagem. A Lu entrou em ação e explica melhor como a Vera pode disfarçar e levantar o olho. Fico na torcida de que ela consiga, já que, por fotos, fica um pouquinho mais difícil entender. Com a palavra, Luciana:


Querida leitora do blog, analisando o seu caso, tenho uma solução para minimizar o que incomoda você criando um efeito óptico de luz e sombra e harmonizando dessa forma o seu rosto. Primeiramente devemos observar que o olho que tem a pálpebra mais caidinha, tem um côncavo mais marcado e por isso da à impressão da pálpebra ser mais larga (para facilitar vamos chamar de olho 2), enquanto que o outro olho apresenta ter uma pálpebra mais estreita (vamos chamar de olho 1), a distância entre o limite dos cílios superiores e a sobrancelha de ambos os olhos é praticamente a mesma, isso indica que para ambos ficarem o mais parecido possível, devemos tomar o OLHO 1 como espelho de referência. 


{OBS: Primeiramente quero pedir desculpas pela diferença das acima com as que verão embaixo. Foram impressas, o que resultou em tonalidades diferentes e também mais escuras...}

1) O segredo dessa maquiagem está em marcar o côncavo dos dois olhos na mesma altura do olho 1. Isso dará um efeito óptico de que as duas pálpebras estão posicionadas na mesma direção e que tem praticamente a mesma distância entre o côncavo e a sobrancelha. Opte por desenhar o côncavo com um lápis bem macio, pois é mais fácil definir os limites exatos de um pseudo côncavo de lápis do que de sombra.



2) Dando sequência, nesse caso, não basta somente desenhar o côncavo, tem que esfuma-lo também, pois é esse efeito esfumado que vai ser responsável por ofuscar as dobrinhas da pálpebra que é mais caidinha... Use um pincel grande e bem macio de esfumar para que o efeito esfumado fique bem suave e em degradê e no final não reste nenhuma marcação.



3) Aplique uma sombra de sua preferência em toda pálpebra móvel, até chegar ao limite do desenho do côncavo. No caso das fotos usei uma sombra clara para evidenciar melhor os limites de onde era a sombra e onde era o côncavo, mas de preferência a tons escuros e mattes, pois tons claros e cintilantes deixam os olhos muito iluminados e mostram MAIS tudo o que queremos disfarçar. Use no máximo 2 tons: um para a pálpebra móvel e o outro para fazer o canto externo e desenhar o côncavo. 



4) Passe um delineador ou lápis de tonalidades escuras (preto, marrom ou cinza chumbo) com traçado fino tanto nos cílios superiores quanto nos inferiores. Isso vai demarcar melhor os olhos dando a ilusão de que são mais parecidos... Fuja de lápis ou delineadores coloridos e muito vibrantes, mas, se quiser um pouco de cor opte por tons coloridos escuros e neutros, como o azul marinho e o verde musgo. 


5) Abuse das máscaras para cílios, no mínimo use três camadas. Opte por aquelas que dão volume e não as que alongam. Isso criará um efeito da sombra estar mais bem distribuída e impedirá de ficar evidente o fato do côncavo estar demarcado levemente abaixo do que realmente seria... Os cílios postiços são uma ótima opção, pois escondem um pouco a pálpebra.


Se alguém mais tem dúvidas de maquiagem, beleza, moda, enviem para bianicastro@bianicastro.com para que possamos ajudá-la (o)!

Então, é isso... Espero ter ajudado!!!




13 comentários:

  1. Jonatas, cuiabá
    nosssa que linda eu sou homem e sofro do mesmo mau nao tenho o artificio da maquiagem tenho o rosto bonito sou um cara ate boa pinta mais meu olhar peca nao saio de casa sem um óculos escuro

    ResponderExcluir
  2. Gentee... eu tenho isso também e nunca tinha visto alguém com o mesmo problema, infelizmente acho que pra resolver mesmo só com intervenção cirúrgica :(
    Gostei das dicas, vou tentar!

    ResponderExcluir
  3. Nossa pensei que era a única
    Amei a dica
    Cada ano piora
    A palpera cai mais

    ResponderExcluir
  4. Isso se chama ptose palpebral, nao se assustem com as possibilidades que o google tras! Mts veses nao é nada! Busquem por plastica palpebral.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho ptose palpebral, já fiz cirurgia, mas o resultado não ficou tão bom como eu esperava, ainda está um menor q o outro, esse ano faço outra cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que temos - e podemos recorrer - a cirurgia corretiva não é?! Um bj e boa sorte! Vai com fé que tudo dara certo!

      Excluir
  6. Fiz a cirurgia a dois anos, e não ficou como esperava, pretendo repetir a cirurgia esse ano.

    ResponderExcluir
  7. Tenho também. Tô almejando a cirurgia (blefaroplastia superior). A minha é idêntica a dela. Ate no mesmo olho.

    ResponderExcluir
  8. Eu tbm tenho um olho assim, mas é só nas fotos que dá pra perceber.
    Muito chato, um lado bonito e o outro não :/
    O engraçado é que minha irmã gêmea não tem isso.
    Vou pesquisar sobre a cirurgia.

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!