Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Xadrez - tipos e características


Eae, bonitona!!!

Você sabia que existem muito, mas muitooooos tipos de xadrezes? Pois bem, cada um tem um nome e um padrão. Às vezes, bem parecidos, e até confundíveis entre si, mas todos com sua beleza única e uma história por trás. Confira no vídeo e no post, que tá bem legal e completo. Com carinho, para vocês!


Xadrez tartan
É o típico xadrez escocês, cuja peça mais famosa é a saia, ou o Kilt. Cada clã escocês tinha sua própria padronagem e era o que os distinguia.


Argyle
Da família do Tatan, o Argyle é seu membro mais famoso. Vem da região de Argyll, local do clã dos Campbell. Muito usada e difundida pelo Duque de Windson, que amava usar os losangos para jogar golfe. Mais carinha de nerd, impossível!

Príncipe de Gales
Muito usado na moda masculina, levou este nome oir causa do Príncipe Eduardo VII. Acho lindo mulheres usando este padrão em calças pantalonas combinadas com camisas de seda.


Vichy
Este, ao contrário do Príncipe de gales, é bem feminino e acho o mais sexy dos xadrezes. É aquele que vemos muito em vestidos vintage, bem pinup. E foi imortalizado por Brigitte Bardot, que casou-se com um vestido de estampa Vichy em 1959. Qualquer pessoa pode usá-lo. 


Madras
De origem indiana, é aquele xadrez bem colorido, tipo patchwork, bem vibrante. George harrison usou muito durante sua fase "Ravi Shankar". É o que os jovens amam, tanto meninas, como meninos. Também é o escolhido do estilo preppy style, bem casual.


Pied de Poule
É o xadrez que lembra pegadinhas de galinha (daí o seu nome). Introduzido na moda por Coco Chanel, combina super com frio. É o meu favorito (e no vídeo visto um vestido Coven com este xadrez - também na foto logo abaixo). E, por ser mais comumente encontrado no P/B é o que recomendo apostar, caso queira um xadrez invernal. 



Burberry
Padrão criado em 1856 na Inglaterra pela grife de mesmo nome. Bege, vermelho, preto e branco compõe sua estampa mais tradicional. Se você não é bem nascida ou bem casada, deve ter alguma peça tipo exportação... paraguaya! rsrs


Buffalo ou lenhador
Tipicamente americana, foi levada pelos escoceses imigrantes para os EUA, onde se difundiu. Caracterizada por xadrezes do mesmo tamanho e em duas cores, é amada pelos grunges e por Kurt Cobain em 1992, que usou aos montes!



Windowpane
É o xadrez menos usado (apesar de atualmente estar mudando); aconselho escolher casacos mais casuais, jaquetas esportivas e não um look todo desta estampa, porque é meio caricato e perigoso.



Como usar:
  • Não misturar com outros xadrezes, a não ser que seja expert em combinações de tramas
  • Evitar os coloridos, como o Madras, em situações formais
  • Não fique bilolada que o "Príncipe de Gales" ou "Windowpane" é tipicamente masculino e que o Pied de poule é feminino. Use e abuse de TODAS as padronagens.
  • Quadris largos = xadrez pequeno
  • Quer aumentar o volume? = xadrez grande/largo
  • Fuja do look caricato com botas country e camisa xadrez lenhador. Ouse com couro, shorts, camisas sobrepostas e leggings!

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com seu Facebook!