Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Câncer de Pele - cuidados e tratamentos

Lado B conversou com a dermatologista Dra. Gisele Erichsen sobre o Câncer de Pele, que atinge 25% dos acometidos de cânceres no Brasil e algumas pessoas, mesmo sabendo dos perigos, ainda insistem em não dar a devida atenção às áreas expostas à radiação - tanto do Sol como de luzes incandescentes e fluorescentes. A entrevista é rápida e informativa. Fique por dentro de como estar bela e saudável, mesmo no inverno! Clique.



Quais os cuidados que devemos ter para a prevenção do câncer de pele, que acomete 25% dos acometidos com o câncer no Brasil?
- A proteção é feita com Filtro solar, mesmo dentro de casa, 2x ao dia diariamente.

Quais os tipos de Câncer de pele?
- Melanoma e Não-melanoma
Não melanoma são os menos graves como o Carcinoma basocelular e  o Carcinoma espinocelular.
O melanoma é aquele câncer que pode generalizar, que pode começar como uma pinta e espalhar pelo corpo.

Tenho uma pinta como sei se ela é nociva e pode se tornar ou não um câncer?
Pelas características bem específicas: A pinta, mesmo quando não coça, pode ter uma pigmentação diferenciada, uma assimetria (com bordos irregulares), várias tonalidades na mesma lesão (castanha, borda rosada, com contornos irregulares), dificilmente as simétricas são câncer de pele. 

Tratamento é diferenciado?
Os basocelulares e espinocelulares têm tratamento cirúrgico e, se a lesão for pequena, com nitrogênio líquido (crioterapia) - se for diagnosticado no inicio é de 100% de cura; no caso dos melanomas, é cirúrgico e deve ser acompanhado com o oncologista pois pode até comprometer nervos, gânglios e gerar metástases e, nestes casos, o tratamento é quimioterapia.

Qual o prognóstico de cura?
Do basocelular 100% e melanomas a cura é de 80 a 100%
As pessoas que são trabalhadores rurais são os mais sujeitos a desenvolver. Carteiros e trabalhadores de rua que estão mais expostos ao sol, são os mais acometidos. Já os melanomas não são associados à exposição solar, mas à características genéticas (cabelos, pele e olhos claros).

Proteção básica - uso de filtro solar, mesmo crianças e pessoas de pele negra

Quem só trabalha em frente ao computador, deve usar também?
Sim, quem trabalha abaixo da luz UVA e em frente ao computador deve sim usar o FPS.

Bronzeamento artificial causa câncer de pele e deve ser usado o FPS?
Sim! Se a pessoa fizer, no máximo, 10 sessões por ANO, com 10 minutos máximos de duração e apenas 2 por semana e com uso de FPS.

Na alimentação, o que ajuda?
Consumir mais alimentos como a cenoura e brócolis e a luteína, que é um medicamento que ajuda a criar uma camada protetora na pele, que associada ao FPS garante mais proteção tanto para o câncer de pele como para prevenção de rugas...


Simples, mas eficaz! Vamos usar?

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com seu Facebook!