Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dica da nutri: sucos detox

O suco Detox é feito de uma mistura de frutas e verduras. Essa mistura de ingredientes naturais tem como principal propriedade a desintoxicação, mas também aumenta a sensação de saciedade e mantém em equilibrio o pH do corpo. 


   Fazer uma desintoxicação alimentar pode ser uma das formas de perder peso rápido, já que com ela é feita uma limpeza no organismo. Os ingredientes do suco auxiliam o funcionamento dos rins, fortalecem o sistema imunológico, diminui a retenção de líquidos, oferece energia e auxiliam a liberação de toxinas do organismo.

    As folhas verde-escuras (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsinha) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e ferro (diminui o risco de anemia). 

   Pode ser utilizado até dois tipos de frutas. Por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda e pode ser usada para substituir o açúcar ou adoçante no suco. Ameixa e damasco secos também são boas opções para deixar o suco docinho, assim como as frutas amarelas (pêssego, melão). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes, são grandes aliadas da pele lisinha. Fonte de vitamina C, a laranja fortalece o organismo. Abacaxi, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. A água de coco repõe minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes. 

    Se preferir, pode-se adicionar um tipo de raiz. A beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E - excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. Para deixar o suco ardidinho, use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo. 
    As sementes de linhaça e a de chia são ricas em ômega 3 - ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. A quinoa em flocos, o óleo de coco e as farinhas de coco, banana verde e maracujá são outras opções, com proteína e gordura do bem, para amenizar a fome.



Segue algumas opções de sucos Detox:

OPÇÃO 01
01 Folha verde, ½ Cenoura, ½ Pepino, 01 mação, 01 Colher de sopa de Chia, 200 ml de água de coco, hortelã a gosto
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.

OPÇÃO 02
01 Folha verde, 01 Ameixa-preta seca, 02 fatias de abacaxi, 02 folhas de hortelã, 01 Copo (200 ml) de água filtrada ou água de coco, 01 Colher (sopa) de semente de linhaça dourada
Modo de preparo: Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte os outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba sem coar.

OPÇÃO 03
01 Folha verde, 01 ½ xíc. (chá) de frutas vermelhas congeladas (morango, framboesa, amora), 150 ml de suco  de laranja (ou água de coco), 01 colher de chá de linhaça dourada ou chia
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no  liquidificador. Beba sem coar.

OPÇÃO 04
03 Folhas de alface, 01 limão pequeno, suco de 02 laranjas-lima, ½ beterraba,     01 copo de água
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e consuma imediatamente.

OPÇÃO 05
01 Folha verde, ½ xícara cheia de melão em cubinhos, ½ xícara cheia de mamão papaia em cubinhos, ½ cenoura, 150ml de água de coco, 01 colher de chá de chia
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir.


2 comentários:

  1. Ola.., bom dia, adorei as opções de suco. Mas gostaria de tirar uma dúvida, sou gestante (28 semanas), posso tomar estes sucos ou tem alguma contra indicação?
    Grata

    ResponderExcluir
  2. OLÁ....PODE SIM....CLARO .só não use a canela!!!!! beijos Bonitona!!!!

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!