Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Efeito platô no emagrecimento

Emagrecer é uma tarefa simples, mas para isso, é preciso muita paciência e força de vontade. Ainda mais quando, no meio do caminho, encontramos com um dos maiores vilões da dieta: o efeito platô. Ele ocorre quando a dieta dá uma pausa, ou seja, quando paramos de perder peso. Isso acontece porque o organismo se habitua a baixa ingestão e começa a gastar menos calorias, desacelerando o metabolismo.
     Se o ponteiro da balança não descer após 07 dias da última aferição do peso, pode estar ocorrendo o efeito platô. Para que o corpo responda e volte a emagrecer, é preciso aumentar as calorias ingeridas. Assim, ele se acostuma com essa nova quantidade, para que depois, ela possa ser novamente reduzida e, dessa vez, com moderação. 
    

Causas do efeito platô
    Consumo de poucas calorias (abaixo de 1000) ou muita atividade física (mais de 3 horas todo dia), o corpo entra no processo de defesa. Consumo de pouca água, o corpo vai reter líquidos de outros alimentos para evitar desidratação; Fazer longos jejuns (mais de 3h sem comer), o corpo vai diminuir o metabolismo para economizar energia; 

  Dicas para evitar esse problema
   Aumente sua massa muscular: Não pense em fazer apenas atividades aeróbias, como caminhada e corrida. Inclua na sua rotina atividades como musculação, Pilates e outras que ajudam a aumentar sua massa de músculos.

    Mude sua atividade física
O corpo se acostuma a qualquer tipo de movimento ou estímulo. Isso não significa que seja preciso mudar a modalidade que você pratica a cada mês. Quem faz musculação, por exemplo, pode diminuir o tempo de descanso entre as séries ou aumentar o peso. Quem caminha ou corre na esteira pode mudar a inclinação dela. Quem caminha pode escolher as subidas em vez de ficar apenas num terreno plano. Qualquer alteração ajuda a estimular o organismo.

    Observe suas emoções
Quando a balança empaca, muita gente desanima. O próximo passo é descuidar da alimentação, perder a disposição para se mexer e recuperar todo o peso de volta. Paciência é fundamental.

    Dê uma variada no cardápio
Vez por outra, até para não incorrer na rotina que leva ao efeito platô, coloque alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, como a linhaça,  chá verde, gengibre, pimentas,  termogênicos naturais.

Cuidado com o sal
Sal em excesso, além de ser inimigo da pressão arterial, faz com que o organismo acumule mais líquido, causando a sensação de inchaço.
Portanto MUDE para MUDAR seu corpo e sua saúde.


Um comentário:

  1. O importante é não desistir, nunca! Platô é apenas uma fase, e estando atento ao seu corpo e mudando pequenas coisas, vai passar. Saber as causas e principalmente, que há como reverter isso, pode ser vitar para que as pessoas não desistam. Um artigo com dicas semelhantes está aqui: http://comeceaemagrecer.com.br/perder-peso-o-que-fazer/

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!