Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Utilidade pública: chupeta com strass faz mal à saúde dos bebês?

Bom dia bonitas!
A cada dia vejo mais e mais chupetas/bicos para bebês enfeitados. Virou uma febre, tamanha a beleza: tem com strass, com pérolas, com pedras e até vi rebites de spikes (mal gosto achei). 
Como agora estou numa nova fase, a de avó, o assunto foi discutido aqui em casa sobre a segurança destes enfeites.
Como a Helena não chupa chupeta, nem temos estas enfeitadas, mas mesmo assim algo que a Paloma leu no Facebook (clica aqui) a respeito nos preocupou: a cola e a fixação de tais pedrinhas não agridem os usuários, no caso, os infantes?

Aí busquei na internê tudo o que pudesse me esclarecer: Assisti vídeos tutoriais (a maioria usaram colas tóxicas sim!), li artigos e grupos de venda e de apoio à mamãe... enfim: uma infinidade de coisas à respeito, o que me fez chegar à algumas conclusões, que divido com vocês.
Se antes não sabíamos e, agora, deixamos de lado o uso de utensílios de plásticos simples que levam bisfenol A (um poderoso cancerígeno), porque não levarmos em conta a COLA com que estas riquezas são enfeitadas e o que estes enfeites podem causar caso sejam descolados?
Ponderei algumas das colas mais usadas como Super Bonder, cola de madeira, E6000, A Legítima, Araldite, Cola Pano, cola quente na pistola, Prego líquido, Pegamil, Brascoplast e TODAS, repito TODAS são tóxicas ao bebê. Por alguns ingredientes que levam à sua composição e, sendo inalados (mesmo por pequenos períodos) podem causar danos aos pulmões (imagina, se uma artesã utiliza máscara para colar as bijouterias, imagine um bebê, ainda sem proteção fisiológica suficiente para a inspiração dos componentes). Fora que vimos aqui (clica aqui e veja num comentário o depoimento desta mãe!!!) que uma mamãe que usava uma chupeta destas em seu bebê relatou que um strass descolou, entrou dentro do olho da criança, gerando inúmeros problemas. Sem ainda contarmos que, as pedras utilizadas podem descolar e serem aspiradas (levando a necessidade de BRONCOSCOSPIA), causando PNEUMONIA e outros danos pulmonares e podendo levar à morte. MORTE por simples vaidade... ahhh vamos lá né... que idiotice!

Ahh! Também tem o fato de, em sua maioria, não poderem ser fervidas, porque as pedras/chatons/pérolas descolam. NÃO PODEM SER ESTERILIZADAS, o que já de antemão deveria ser um alerta básico de saúde às mamães. Muitas colas não são sequer aprovadas pela ANVISA e NENHUMA chupeta destas customizadas são aprovadas pelo INMETRO. 


Claro que vi muitas coisas lindas e até considero o fato de usar para tirar foto, algo que é bem rápido, mas pagar de R$60,00 a R$270,00 em algo para alguns minutos não é a minha praia. Me chamem de pobre, munheca, ignorante, o que for. Problema seu! Sim, seu! Por que eu não quero isso para os meus. 
Vamos então colar os enfeites (ou comprar prontos) mamadeiras com tampas enfeitadas, porta-chupetas, prendedores e deixar as chupetas customizadas deste modo, de lado? 


Olhem quantas opções legais, divertidas, seguras e autorizadas pelo INMETRO ou outro órgão internacional de segurança que substituem as coladas manualmente!!!




Bom, acho que é isso. A decisão cabe à vocês, mamães, avós, tias, madrinhas quanto ao uso ou não destas lindas e brilhantes chupetinhas! Não levei em conversa o fato de usar ou não a chupeta em si, isso cabe à vocês mesmas e eu até queria que a Helena chupasse (uma porque fica bonitinha, outra pela alternativa de poder acalmá-la algumas vezes) mesmo sabendo que é contra indicada pelos odontólogos.

Em tempo: conversei com alguns revendedores de cola e também busquei na internet os ingredientes. Pela internet já pude comprovar o porque da não resposta dos mesmo: porque não têm respostas satisfatórias no caso de segurança.
Outras customizadoras alertaram que as chupetas não são para usar no dia-a-dia e, sim, para ocasiões especiais como fotos, passeios e eventos e que só devem ser usadas na presença dos pais ou responsáveis.
Quanto à esterilização não podem ser fervidas. Apenas deixadas mergulhadas em água fervente por poucos minutos e utilizar de "hidrosteril" para realizar a limpeza dos bicos.
Ou seja, a sujeirinha entre as pedras continuará lá.

Esclarecerei mais conforme obtiver respostas diferenciadas. Mas já estou ciente que não terei.
Beijos




3 comentários:

  1. Alice já teve umas 3, que também só usei em ocasiões especiais, ela ganhou uma no nascimento, mas fiz uma pro batizado e outro pro niver, a do niver como ela estava grandinha ela mesmo já retirava as pedrinhas nos dentes, ou seja, a chupeta só prestou pro dia mesmo!! Paula Foganholi

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, pq achamos bonito lindo e não nos damos conta desses perigos que ficam ocultos, não sou mãe nem avó, mas convivo com muitas crianças e adoro coisas diferentes, adorei o alerta para nunca comprar, apesar que não suporto criança com chupeta.Além se deixar a dentição torta e a fala prejudicada, acho que esconde a beleza da criança.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Desde o primeiro dia que vi essa moda pensei: isso devia ser proibido. Na chupeta todos os riscos já citados por vc. Nós sapatinhos e roupas, riscos de agredir a pele do bebê em caso de esbarrar os bracinhos ou perninhas, além de soltar e serem ingeridas ou aspiradas. Parabéns pela matéria, não encontrei nada a respeito na internet.

    ResponderExcluir

Comente com seu Facebook!